Participei de um chat sobre blogs na educação, promovido pelo Educarede, com a professora Emilia Miranda de Portugal.
Perguntei a ela sobre a possibilidade de se usar blogs para a elaboração de e-portfólios de alunos. Era uma idéia antiga minha: aluno com seu próprio blog, disponibilizando seus trabalhos (textos, desenhos, animações, clipes, apresentações...) ou um "diário de bordo". Ela me respondeu que o blog seria só uma parte do e-portfólio. Fiquei cismada e fui reler o material da professora Helen C. Barrett:
E não é possível colocar tudo isso em um blog? Nesse últimos meses encontrei recursos gratuitos que contemplam tudo isso e mais um pouco! :-) Talvez ela estivesse pensando na organização desse espaço, o que no blogger pode ficar complicado...
Continuei hoje a minha pesquisa de material sobre portfolios digitais e blogs. Encontrei o blog "Caderno Diário" de Sónia Cruz, professora de História em Portugal. Achei muito interessante o trabalho que ela desenvolve com os alunos. Pelo que entendi da dinâmica do trabalho: ela tem um blog da turma (um deles: Blog@qui5ºano) onde coloca as propostas de atividades, planos de aula para a classe. Nesse blog os alunos fazem comentários sobre as atividades, às vezes respondem perguntas feitas pela professora. Há uma relação de blogs de alunos: visitei alguns e achei super legal: o autor do blog coloca perguntas e os colegas respondem nos comentários. Achei a proposta interessante por pelo menos dois motivos:
Vale a penar conferir o trabalho! Porque, além do trabalho com os blogs, a professora usa muita imagem para trabalhar História. Me lembrei da Regina Pedroso e da Cássia Gonçalves... elas sempre faziam questão de que os projetos de História e Informática Educacional contemplassem sempre a análise de imagens: Feudos, Revolução Industrial, Revolução Francesa, O general invencível: Napoleão Bonaparte, Roma, e as WebQuests "Preparar o futuro conhecendo o passado" (sobre a Mesopotâmia), Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, Do mundo fechado ao universo infinito (sobre o Renascimento). Em 2003, quando o tema gerador da escola foi a Carta da Terra, Regina, Cássia e eu elaboramos as seguintes WQ: Combate ao trabalho escravo, As escolhas da humanidade e as florestas, Os índios e as florestas. Outro projeto de História que trabalhava com imagens era o de Fotonovelas cujo tema era "as relações sociais no Brasil na virada dos séculos XIX e XX"... esse trabalho merece um post à parte!
Uma outra descoberta foi o blog Mir@gens!? do professor português Fernando Costa. No blog há algumas pistas para o trabalho com e-portfolios e outras aplicações de tecnologia educacional. Vou continuar minhas leituras!
Perguntei a ela sobre a possibilidade de se usar blogs para a elaboração de e-portfólios de alunos. Era uma idéia antiga minha: aluno com seu próprio blog, disponibilizando seus trabalhos (textos, desenhos, animações, clipes, apresentações...) ou um "diário de bordo". Ela me respondeu que o blog seria só uma parte do e-portfólio. Fiquei cismada e fui reler o material da professora Helen C. Barrett:
"My definition of electronic portfolio includes the use of electronic technologies that allow the portfolio developer to collect and organize artifacts in many formats (audio, video, graphics, and text). A standards-based electronic portfolio uses hypertext links to organize the material to connect artifacts to appropriate goals or standards."
E não é possível colocar tudo isso em um blog? Nesse últimos meses encontrei recursos gratuitos que contemplam tudo isso e mais um pouco! :-) Talvez ela estivesse pensando na organização desse espaço, o que no blogger pode ficar complicado...
Continuei hoje a minha pesquisa de material sobre portfolios digitais e blogs. Encontrei o blog "Caderno Diário" de Sónia Cruz, professora de História em Portugal. Achei muito interessante o trabalho que ela desenvolve com os alunos. Pelo que entendi da dinâmica do trabalho: ela tem um blog da turma (um deles: Blog@qui5ºano) onde coloca as propostas de atividades, planos de aula para a classe. Nesse blog os alunos fazem comentários sobre as atividades, às vezes respondem perguntas feitas pela professora. Há uma relação de blogs de alunos: visitei alguns e achei super legal: o autor do blog coloca perguntas e os colegas respondem nos comentários. Achei a proposta interessante por pelo menos dois motivos:
1. para fazer perguntas corretas e interessantes é necessário conhecer o conteúdo, o que deve levar o aluno a
estudar a matéria.
2. eles estão aprendendo a elaborar perguntas.(por incível que pareça, muita gente não sabe perguntar!)
Vale a penar conferir o trabalho! Porque, além do trabalho com os blogs, a professora usa muita imagem para trabalhar História. Me lembrei da Regina Pedroso e da Cássia Gonçalves... elas sempre faziam questão de que os projetos de História e Informática Educacional contemplassem sempre a análise de imagens: Feudos, Revolução Industrial, Revolução Francesa, O general invencível: Napoleão Bonaparte, Roma, e as WebQuests "Preparar o futuro conhecendo o passado" (sobre a Mesopotâmia), Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, Do mundo fechado ao universo infinito (sobre o Renascimento). Em 2003, quando o tema gerador da escola foi a Carta da Terra, Regina, Cássia e eu elaboramos as seguintes WQ: Combate ao trabalho escravo, As escolhas da humanidade e as florestas, Os índios e as florestas. Outro projeto de História que trabalhava com imagens era o de Fotonovelas cujo tema era "as relações sociais no Brasil na virada dos séculos XIX e XX"... esse trabalho merece um post à parte!
Uma outra descoberta foi o blog Mir@gens!? do professor português Fernando Costa. No blog há algumas pistas para o trabalho com e-portfolios e outras aplicações de tecnologia educacional. Vou continuar minhas leituras!
Comentários
Estou a gostar deste seu blog. Eu comecei há quase um ano um blog (além daqueles que uso com os alunos) onde vou apresentando algumas referências da minha tese de Mestrado em Tecnologias Educativas. Como a minha tese também cruza a temática da Avaliação, pode visitar e comentar sempre que quiser. O url é:
http://umpercurso.blogspot.com
Um abraço,
Teresa
Outras pessoas no Brasil disseram ter o mesmo problema. Não sei porquê :-(
O url é:
http://diariodogatomalhado.blogspot.com
Quanto à possibilidade de um blog poder dar forma a um portefolio eu acredito que sim, dependendo de tudo o que se considerar instrumentos de avaliação ou produções dos alunos. A possibilidade de se fazerem links permite aceder a documentos alojados noutros sitios. Só um exemplo: um aluno meu de 13 anos disse-me que estava a reunir as fichas que eu disponibilizava numa pasta que ele alojava no sítio protejido por password. É uma espécie de Caderno diário virtual. Ele usou esta ferramente que não conheço ainda muito bem:
http://www1.goowy.com
Um abraço!
O prof. Teresa est´+a a precisar de ser renovado...acho que para algumas ligações está a ficar pesado. Espera um pouco.
O endereço é
http://profteresa.no.sapo.pt/
bjo
Obrigada pelo elogio! De facto o uso do blogue com os meus alunos faz parte de um projecto dividido em 4 fases:
Numa primeira fase, os alunos começaram por ser confrontados com um desafio lançado no blogue que tinham de solucionar.
Numa segunda fase, os alunos foram confrontados com desafios que os remetiam para a análise de sites, a partir dos quais se tornava possível solucionar esses desafios.
Numa terceira fase, começaram a ser os alunos a lançar desafios no blogue da disciplina com vista à reflexão pela turma.
Numa última e quarta fase, os alunos foram convidados a construir o seu próprio blogue para o integrar no blogue da disciplina a fim de lançar desafios aos quais os colegas e a professora têm de responder, reforçando a comunidade de aprendizagem.
Este projecto vai continuar já no próximo ano escolar, em Setembro.
Bjs, Sónia