Pular para o conteúdo principal

Blogs e e-portfolios

Participei de um chat sobre blogs na educação, promovido pelo Educarede, com a professora Emilia Miranda de Portugal.
Perguntei a ela sobre a possibilidade de se usar blogs para a elaboração de e-portfólios de alunos. Era uma idéia antiga minha: aluno com seu próprio blog, disponibilizando seus trabalhos (textos, desenhos, animações, clipes, apresentações...) ou um "diário de bordo". Ela me respondeu que o blog seria só uma parte do e-portfólio. Fiquei cismada e fui reler o material da professora Helen C. Barrett:

"My definition of electronic portfolio includes the use of electronic technologies that allow the portfolio developer to collect and organize artifacts in many formats (audio, video, graphics, and text). A standards-based electronic portfolio uses hypertext links to organize the material to connect artifacts to appropriate goals or standards."


E não é possível colocar tudo isso em um blog? Nesse últimos meses encontrei recursos gratuitos que contemplam tudo isso e mais um pouco! :-) Talvez ela estivesse pensando na organização desse espaço, o que no blogger pode ficar complicado...

Continuei hoje a minha pesquisa de material sobre portfolios digitais e blogs. Encontrei o blog "Caderno Diário" de Sónia Cruz, professora de História em Portugal. Achei muito interessante o trabalho que ela desenvolve com os alunos. Pelo que entendi da dinâmica do trabalho: ela tem um blog da turma (um deles: Blog@qui5ºano) onde coloca as propostas de atividades, planos de aula para a classe. Nesse blog os alunos fazem comentários sobre as atividades, às vezes respondem perguntas feitas pela professora. Há uma relação de blogs de alunos: visitei alguns e achei super legal: o autor do blog coloca perguntas e os colegas respondem nos comentários. Achei a proposta interessante por pelo menos dois motivos:

1. para fazer perguntas corretas e interessantes é necessário conhecer o conteúdo, o que deve levar o aluno a
estudar a matéria.
2. eles estão aprendendo a elaborar perguntas.(por incível que pareça, muita gente não sabe perguntar!)


Vale a penar conferir o trabalho! Porque, além do trabalho com os blogs, a professora usa muita imagem para trabalhar História. Me lembrei da Regina Pedroso e da Cássia Gonçalves... elas sempre faziam questão de que os projetos de História e Informática Educacional contemplassem sempre a análise de imagens: Feudos, Revolução Industrial, Revolução Francesa, O general invencível: Napoleão Bonaparte, Roma, e as WebQuests "Preparar o futuro conhecendo o passado" (sobre a Mesopotâmia), Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, Do mundo fechado ao universo infinito (sobre o Renascimento). Em 2003, quando o tema gerador da escola foi a Carta da Terra, Regina, Cássia e eu elaboramos as seguintes WQ: Combate ao trabalho escravo, As escolhas da humanidade e as florestas, Os índios e as florestas. Outro projeto de História que trabalhava com imagens era o de Fotonovelas cujo tema era "as relações sociais no Brasil na virada dos séculos XIX e XX"... esse trabalho merece um post à parte!

Uma outra descoberta foi o blog Mir@gens!? do professor português Fernando Costa. No blog há algumas pistas para o trabalho com e-portfolios e outras aplicações de tecnologia educacional. Vou continuar minhas leituras!

Comentários

Olá Miriam! Sou a Teresa de Portugal e também pertenço ao "Blogs Educativos". Acho óptimo divulgar o trabalho da Sónia que também conheço e sei muito bom.

Estou a gostar deste seu blog. Eu comecei há quase um ano um blog (além daqueles que uso com os alunos) onde vou apresentando algumas referências da minha tese de Mestrado em Tecnologias Educativas. Como a minha tese também cruza a temática da Avaliação, pode visitar e comentar sempre que quiser. O url é:
http://umpercurso.blogspot.com

Um abraço,
Teresa
Olá Miriam. Muito obrigado pela visita. O link que não conseguiste visitar foi o do Gato Malhado?
Outras pessoas no Brasil disseram ter o mesmo problema. Não sei porquê :-(
O url é:
http://diariodogatomalhado.blogspot.com

Quanto à possibilidade de um blog poder dar forma a um portefolio eu acredito que sim, dependendo de tudo o que se considerar instrumentos de avaliação ou produções dos alunos. A possibilidade de se fazerem links permite aceder a documentos alojados noutros sitios. Só um exemplo: um aluno meu de 13 anos disse-me que estava a reunir as fichas que eu disponibilizava numa pasta que ele alojava no sítio protejido por password. É uma espécie de Caderno diário virtual. Ele usou esta ferramente que não conheço ainda muito bem:

http://www1.goowy.com

Um abraço!
Eu de novo :-)

O prof. Teresa est´+a a precisar de ser renovado...acho que para algumas ligações está a ficar pesado. Espera um pouco.
O endereço é

http://profteresa.no.sapo.pt/

bjo
Sónia Cruz disse…
Oi!

Obrigada pelo elogio! De facto o uso do blogue com os meus alunos faz parte de um projecto dividido em 4 fases:

Numa primeira fase, os alunos começaram por ser confrontados com um desafio lançado no blogue que tinham de solucionar.

Numa segunda fase, os alunos foram confrontados com desafios que os remetiam para a análise de sites, a partir dos quais se tornava possível solucionar esses desafios.

Numa terceira fase, começaram a ser os alunos a lançar desafios no blogue da disciplina com vista à reflexão pela turma.

Numa última e quarta fase, os alunos foram convidados a construir o seu próprio blogue para o integrar no blogue da disciplina a fim de lançar desafios aos quais os colegas e a professora têm de responder, reforçando a comunidade de aprendizagem.

Este projecto vai continuar já no próximo ano escolar, em Setembro.

Bjs, Sónia

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm