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Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites.
Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade.
O Reciclando foi um dos "produtos" do trabalho com a Carta da Terra no projeto Terra Cidadã. O grupo que o idealizou eram jovens do Ensino Médio e esse é um belo exemplo de Protagonismo Juvenil. Foi uma "ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais" e os jovens eram os atores principais. "As ações do grupo eram dirigidas para resolver problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla". Além disso, esses jovens eram "a fonte de iniciativa, que é ação; a fonte de liberdade, que é opção; e a fonte de compromissos, que é responsabilidade".
Respondi ao Adriano que havia algo muito importante: ele e as pessoas que participaram ativamente do projeto levaram dentro de si a idéia, o ideal. E que eu tinha a certeza (ou esperança?) de que iriam, de alguma forma, retomar essa "luta" em outros espaços. O Adriano aceitou mais um desafio: divulgar sua participação nessa ação de cidadania. Vai relatar, para professores e educadores, sua vivência no projeto. Combinei com ele que vou publicar esse relato no meu site e divulgá-lo aqui e em listas de discussão de Educação Ambiental. Aguardem...
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