Pular para o conteúdo principal

Quebra-cabeças

As professoras Regina Cecarelli e Ana Lúcia Camargo foram grandes parceiras no meu trabalho no laboratório de informática. Elas davam aulas para classes de infantil e sempre procuravam usar o computador como um recurso pedagógico. A Regina, acho que em 2002, queria que as crianças montassem quebra-cabeças com obras de Paul Klee, Mondian e Picasso... que sufoco montar a atividade!! Eu não entendia nada de programação!! O jeito foi ver o código fonte de um site americano e passar horas até conseguir montar os ditos cujos com as obras selecionadas! Meu pai, que adorava montar quebra-cabeças de 1000 peças (saudade dele!), ficou fascinado e queria que eu fizesse alguns para ele, com maior número de peças e sem contar qual era a figura...
Me lembrei de toda essa história porque encontrei o Flash-Gear que monta quebra-cabeça com apenas 2 toques: achar a figura e escolher o tamanho da peça!!
Esse post vai para as minhas amigas Regina e Ana Lúcia... teríamos feito o maior sucesso se, na época, esse recurso existisse! Ou não?



Comentários

Anônimo disse…
Miriam

Tudo que sei de informática devo a você. Quando eu levava meus alunos e pensava atividades, você as tornava possíveis. A parceria foi grande, a paciência também. Quantas perguntas tolas eu fazia, e você sempre presente me respondia.Aprendi a usar e valorizar a informática, como um recurso pedagógico, com você. Para não perder o costume: "me ensina a fazer um blog?"
Você é ótima!!
Beijos,
Ana Lúcia
Lilian disse…
Oi Miriam,
que bom reencontrar você na rede!
Saudades do tempo do Educar, vc contribuiu muito por lá!
Quando puder dê uma passada no meu blog, acho que pode ter coisas que vão te interessar.
abraço,
Lilian Starobinas
http://discursocitado.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !