Pular para o conteúdo principal

Quebra-cabeças

As professoras Regina Cecarelli e Ana Lúcia Camargo foram grandes parceiras no meu trabalho no laboratório de informática. Elas davam aulas para classes de infantil e sempre procuravam usar o computador como um recurso pedagógico. A Regina, acho que em 2002, queria que as crianças montassem quebra-cabeças com obras de Paul Klee, Mondian e Picasso... que sufoco montar a atividade!! Eu não entendia nada de programação!! O jeito foi ver o código fonte de um site americano e passar horas até conseguir montar os ditos cujos com as obras selecionadas! Meu pai, que adorava montar quebra-cabeças de 1000 peças (saudade dele!), ficou fascinado e queria que eu fizesse alguns para ele, com maior número de peças e sem contar qual era a figura...
Me lembrei de toda essa história porque encontrei o Flash-Gear que monta quebra-cabeça com apenas 2 toques: achar a figura e escolher o tamanho da peça!!
Esse post vai para as minhas amigas Regina e Ana Lúcia... teríamos feito o maior sucesso se, na época, esse recurso existisse! Ou não?



Comentários

Anônimo disse…
Miriam

Tudo que sei de informática devo a você. Quando eu levava meus alunos e pensava atividades, você as tornava possíveis. A parceria foi grande, a paciência também. Quantas perguntas tolas eu fazia, e você sempre presente me respondia.Aprendi a usar e valorizar a informática, como um recurso pedagógico, com você. Para não perder o costume: "me ensina a fazer um blog?"
Você é ótima!!
Beijos,
Ana Lúcia
Lilian disse…
Oi Miriam,
que bom reencontrar você na rede!
Saudades do tempo do Educar, vc contribuiu muito por lá!
Quando puder dê uma passada no meu blog, acho que pode ter coisas que vão te interessar.
abraço,
Lilian Starobinas
http://discursocitado.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm