Pular para o conteúdo principal

CDI Campinas

Dias sem "blogar". Dias em que pessoas queridas precisaram de minha ajuda e apoio... E acabei me esquecendo de registrar a apresentação do CDI (Comitê de Democratização da Informática) que assisti no dia 2 de setembro.
Confesso que achava que o trabalho desenvolvido por eles era algo do tipo "escola de informática": se ensinava o jovem a usar o computador, editores de texto, planilhas, internet e ponto final. Foi uma surpresa maravilhosa ouvir, logo no início da apresentação, que
"o princípio fundamental da Proposta Político Pedagógica do CDI, baseada em Paulo Freire, é a intervenção na realidade pelos educandos com o objetivo de participar do processo de transformação de sua comunidade, tornando-a mais justa e igualitária. Desta forma, nossos alunos aprendem informática através do uso do computador como ferramenta para pesquisa, refletir e executar ações sociais."
Assim, entende-se inclusão digital como a utilização da tecnologia para a inclusão social.
Os voluntários devem participar de uma capacitação para atuar nas Escolas de Informática e Cidadania (EICs) e no próximo dia 23 vamos ajudar no Encontro da Cidadania, onde os alunos apresentarão as reflexões e ações sociais desenvolvidas em sua EIC e participarão de oficinas.
Visitem o site do CDI para conhecer alguns projetos desenvolvidos nas EICs. Há muitos realmente interessantes!
Além do voluntariado, há outra forma de colaborar com o trabalho do CDI: a Mega Ajuda: doação de computadores e periféricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm