Pular para o conteúdo principal

Atlas das Mudanças Ambientais

Encontrei o Atlas das Mudanças Ambientais (One Planet, Many People: Atlas of Our Changing Environment) a partir do blog Geomática Educativa. Para o autor do blog, Jordi Vivancos:
Atlas of Our Changing Environment es una obra de referencia para la educación medioambiental, desarrollada por el Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente (UNEP). Este excelente recurso educativo, está disponible en varios soportes y ofrece también versiones interactivas para Google Maps y Google Earth.
El Atlas describe, en términos de geografía física y humana, el impacto de la acción humana sobre el medio ambiente, mediante ilustraciones,imágenes satélite y fotografías.
Se describen de forma más detallada, las principales tendencias observadas a lo largo de los últimos 30 años, en un centenar de zonas de nuestro planeta, de las que se dispone de imágenes de teledetección.
Estas imágenes satélite, tomadas a lo largo de las tres últimas décadas, constituyen un fiel testigo de las alteraciones producidas por la acción humana.Juntamente con el Atlas, UNEP distribuye 18 excelentes presentaciones en formato Powerpoint , que son de gran interés didáctico para ilustrar los problemas medioambientales. Las presentaciones están únicamente en versión inglesa.

Na região do Brasil há apenas 4 pontos: Brasília, Manaus, Rondônia (a cidade não está indicada) e Foz do Iguaçu. Mais uma vez, a devastação da Mata Atlântica e seu conseqüente impacto ambiental é esquecido.
De qualquer forma, concordo com Jordi Vivancos, esse é um excelente recurso educacional.

Comentários

Jordi Vivancos disse…
Miriam,
Muchas gracias por tu comentario y observaciones. Seguro que faltan muchos otros casos de degradación del medio ambiente.
Ahora viene mi contrapropuesta, porquè no enriquecer el Atlas con nuevos ejemplos? Si alguien se anima a crear ficheros KMZ sobre nuevos ejemplos coma la Mata Atlantica de Brasil que indicas, ofrezco "Geomática Educativa" para divulgarlo.
Un cordial saludo,
Jordi
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm