Pular para o conteúdo principal

Inclusão Digital e Educação

Uma das brigas que já comprei na vida teve como ponto de partida o que se entende como a utilização da tecnologia na Educação. Nunca acreditei nas tais aulas de informática onde se ensinava o aluno a usar os programas de edição de texto, planilhas e afins pura e simplesmente. Sempre acreditei que a informática era um meio e não um fim. Usar a tecnologia para aprender e para se desenvolver como ser humano, melhorar a sua qualidade de vida e não o contrário, simplesmente aprender a usar a tecnologia e depois não saber o que fazer com ela, ou usá-la para práticas detestáveis como o bullying por exemplo.
No site de Sua Escola a 2000 por hora está publicado um texto do Professor Eduardo Chaves sobre Inclusão Digital e Educação dentro e fora do espaço escolar. O texto mostra que meu posicionamento nessa questão não é absurdo como alguns tentaram me fazer acreditar no final do ano passado.

Considero como Inclusão Digital o processo mediante o qual as pessoas obtêm acesso à tecnologia digital e se capacitam para utilizá-la de modo a promover seus interesses e desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida.

Estudos recentes na área de Inclusão Digital - e tenho em mente especialmente o livro Bridging the Digital Divide: Technology, Community and Public Policy, de Lisa J. Servon (Série "The Information Age, Editora Blackwell Publishing, Oxford, UK, 2002) - têm enfatizado o fato de que a Inclusão Digital envolve basicamente três componentes, todos contemplados na definição que acabo de fornecer:

- Acesso à tecnologia digital

- Capacidade de manejar essa tecnologia do ponto de vista técnico

- Capacidade de integrar essa tecnologia nos afazeres diários

Isso significa que a velha visão da Inclusão Digital, segundo a qual, para promovê-la, bastava dar aos digitalmente excluídos acesso à tecnologia, fornecendo-lhes computadores, software e conexão com a Internet, não é mais adequada, se é que um dia foi (embora acesso, clara e evidentemente, continue a ser uma condição necessária para a Inclusão Digital).

Também não basta complementar o acesso com treinamento técnico em Windows, Office e Internet (ou softwares equivalentes) para que as pessoas aprendam a manejar tecnicamente a tecnologia (embora esse domínio técnico da tecnologia também seja uma condição necessária para a Inclusão Digital).

Esses dois componentes, acesso e manejo técnico da tecnologia, são, como assinalei, condições necessárias para a Inclusão Digital - mas nem mesmo conjuntamente se tornam condições suficientes.

Para que as pessoas não sejam excluídas dos benefícios da tecnologia digital, é preciso, além desses dois componentes, que elas adquiram a capacidade de efetivamente integrar a tecnologia em sua vida e em seus afazeres diários (profissionais e pessoais), de modo a desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida (o terceiro componente).


Clique aqui para ler o texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !

Blog Day 2006

"BlogDay foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão cinco blogs aos seus visitantes." (do site BlogDay ) Resolvi indicar os cinco blogs que visito diariamente: 1. Blog do Gandra : notas digitais do jornalista José Ruy Gandra. 2. Geomática Educativa : do educador espanhol Jordi Vivancos. O blog adota o formato de microconteúdos educativos livres. 3. Blogicamente : da educadora portuguesa Teresa. Notas soltas do que lhe "vai na alma e no coração". 4. e-Educador : espaço dedicado à discussão de assuntos relacionados a educação, tecnologia e cultura. 5. Caderno Diário : portfólio digital da educadora portuguesa Sònia Cruz. Para conhecer os blogs indicados no, blogday2006 , pelo mundo afora....

Icebrrg

O Icebrrg é um recurso de Web 2.0 para se criar formulários. Com a inscrição free só se pode criar 3 formulários com 10 campos em cada um, mas o número de reports é ilimitado. O código fonte pode ser inserido em blogs e sites, como no exemplo abaixo: Me ajude a testar esse recurso! Preencha o formulário e clique em "submit".