Pular para o conteúdo principal

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil :

(...) em um chat com Seymour Papert, do dia 14, ficou bem claro que não é idéia dos criadores do projeto OLPC que se monte uma estrutura com professores treinados para orientar as crianças no uso do micro OLPC. Diz ele:
"As crianças por si mesmo controlarão o melhor uso dos computadores. No fim das contas elas vão ensinar a si mesmas. Elas vão ensinar umas às outras. Milhões de pessoas compram computadores e aprendem a usá-los sem professores."

Assustador, não é? É a tal visão que o computador é uma máquina de ensinar!
Encontrei no YouTube! esse filme que mostra como o laptop funciona:



Para saber mais sobre sobre a OLPC e XO em português:
OLPC Brasil
A máquina das crianças
O notebook de 100 dólares
ALPHACity Brasil (link Programação para OLPC).

Comentários

Márcia Sales disse…
Olá!
Gostei do seu texto!
Estava na lista da ABED e queria conhecermais do assunto. Realmente no portal do MEC não tem nada!
Parabéns pelo vídeo. Super legal!
Tenho um Blog que orienta professores a fazer Blogs.
Se gostar, pode divulgar?
http://fazendo-blogs.blogspot.com
Sucesso!
Grato pela referência ao blog do projeto ALPHACity Brasil, que pode - o projeto, não o blog - ser acessado no endereço http://www.dmu.com

O blog é especializado no projeto OLPC e esperamos a visita e os comentários dos interessados.
Fátima Franco disse…
Oi, Miriam:
Eu não acho que seja assustador.Minha experiência com alunos na informática educativa tem demosntrado que as crianças aprendem muito rápido que os professores, que elas repassam a eles o que aprenderam e a processo é muito mais rápido.Além disto, diversos projetos têm sido desenvolvidos com alunos monitores,e têm dado muito certo, justamente naquelas escolas onde os professores sofrem de tecnofobia.
Bjs
Wayan disse…
Welcome to the OLPC implementation miracle. You believe in "magic" don't you?

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm