Pular para o conteúdo principal

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil :

(...) em um chat com Seymour Papert, do dia 14, ficou bem claro que não é idéia dos criadores do projeto OLPC que se monte uma estrutura com professores treinados para orientar as crianças no uso do micro OLPC. Diz ele:
"As crianças por si mesmo controlarão o melhor uso dos computadores. No fim das contas elas vão ensinar a si mesmas. Elas vão ensinar umas às outras. Milhões de pessoas compram computadores e aprendem a usá-los sem professores."

Assustador, não é? É a tal visão que o computador é uma máquina de ensinar!
Encontrei no YouTube! esse filme que mostra como o laptop funciona:



Para saber mais sobre sobre a OLPC e XO em português:
OLPC Brasil
A máquina das crianças
O notebook de 100 dólares
ALPHACity Brasil (link Programação para OLPC).

Comentários

Márcia Sales disse…
Olá!
Gostei do seu texto!
Estava na lista da ABED e queria conhecermais do assunto. Realmente no portal do MEC não tem nada!
Parabéns pelo vídeo. Super legal!
Tenho um Blog que orienta professores a fazer Blogs.
Se gostar, pode divulgar?
http://fazendo-blogs.blogspot.com
Sucesso!
Grato pela referência ao blog do projeto ALPHACity Brasil, que pode - o projeto, não o blog - ser acessado no endereço http://www.dmu.com

O blog é especializado no projeto OLPC e esperamos a visita e os comentários dos interessados.
Fátima Franco disse…
Oi, Miriam:
Eu não acho que seja assustador.Minha experiência com alunos na informática educativa tem demosntrado que as crianças aprendem muito rápido que os professores, que elas repassam a eles o que aprenderam e a processo é muito mais rápido.Além disto, diversos projetos têm sido desenvolvidos com alunos monitores,e têm dado muito certo, justamente naquelas escolas onde os professores sofrem de tecnofobia.
Bjs
Wayan disse…
Welcome to the OLPC implementation miracle. You believe in "magic" don't you?

Postagens mais visitadas deste blog

XO 2

O XO (pelo menos foi esse o nome divulgado nas matérias sobre a entrega do primeiro laptop) continua sendo um assunto freqüente nas listas de discussão. Em uma delas circulou a informação de que há um grupo organizado pelo SEED/MEC para estudar os aspectos pedagógicos. Além disso, que esse grupo conta com apoios importantes dentro de várias universidades brasileiras. Outra informação é a de que haveria um projeto sendo debatido e duas experiências-pilotos para serem realizadas e avaliadas. Menos mal, não é mesmo? Porque a questão maior, não é o aprender a "mexer" no laptop. Sabemos que isso não vai ser um problema: crianças e jovens o fazem com facilidade quando podem explorar os computadores e os softwares. Mas vão, por exemplo, aprender sozinhos a transformar a informação disponível na Internet em conhecimento ? A dúvida maior aqui é o como o laptop vai ser utilizado nas aulas, na educação. De nada adianta usar a tecnologia para velhas práticas: já sabemos que dá mais ce...

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !