Pular para o conteúdo principal

Blogs de alunos

Estava procurando blogs mantidos por alunos. Queria encontrar experiências educacionais onde o jovem fosse responsável desde a escolha do layout, publicação dos posts, adminstração dos comentários.
Pedi ajuda para o pessoal da lista de discussão Leitura e Escrita do portal Edukbr. Ney Mourão me indicou o Sua Escola a 2000 por Hora do Instituto Ayrton Senna e o professor Johnny Charles de Rio das Ostras (RJ). Duas ótimas indicações!
Encontrei no site Sua Escola a 2000 por Hora uma série de webfolios de escolas que usam blogs para publicar seus Diários de Bordo. Um exemplo é o da E M José Bento, de Araxá (MG).
O professor Johnny Charles me indicou o Jornal Virtual. No link PA (Projetos de Aprendizagem) há indicações dos blogs de alunos. Neles os alunos fazem o registro de suas descobertas nos projetos de aprendizagem. Esses projetos são individuais e os temas escolhidos pelos alunos.
Queria destacar alguns deles:
Terrorismo Autor: Kildare
MSN: vício ou passatempo? Autor: Bruno
Ginática Olímpica Solo ou Ginástica de campo Autor: Caio Felipe
Escravidão Autor: Gerson
Escravidão no Brasil Autor: Pother

Certamente um bom caminho para o desenvolvimento do novo gênero de escrita que, segundo Will Richardson no livro Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful web tools for classrooms, aparece com os blogs. Esse novo gênero é chamado por ele de "connective writing". Essa forma de escrita demanda clareza e convicção na construção do texto, é feita para uma larga audiência e liga as idéias expressadas no texto com outras fontes de informação. Além disso, a "connective wrinting" força o autor a ler cuidadosa e criticamente suas fontes de informação. Os textos são, em grande parte, expositivos mas o processo sempre se inicia com a leitura. Não sei qual é a melhor tradução para o português desse termo "connective writing".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !