Pular para o conteúdo principal

Blogs de alunos

Estava procurando blogs mantidos por alunos. Queria encontrar experiências educacionais onde o jovem fosse responsável desde a escolha do layout, publicação dos posts, adminstração dos comentários.
Pedi ajuda para o pessoal da lista de discussão Leitura e Escrita do portal Edukbr. Ney Mourão me indicou o Sua Escola a 2000 por Hora do Instituto Ayrton Senna e o professor Johnny Charles de Rio das Ostras (RJ). Duas ótimas indicações!
Encontrei no site Sua Escola a 2000 por Hora uma série de webfolios de escolas que usam blogs para publicar seus Diários de Bordo. Um exemplo é o da E M José Bento, de Araxá (MG).
O professor Johnny Charles me indicou o Jornal Virtual. No link PA (Projetos de Aprendizagem) há indicações dos blogs de alunos. Neles os alunos fazem o registro de suas descobertas nos projetos de aprendizagem. Esses projetos são individuais e os temas escolhidos pelos alunos.
Queria destacar alguns deles:
Terrorismo Autor: Kildare
MSN: vício ou passatempo? Autor: Bruno
Ginática Olímpica Solo ou Ginástica de campo Autor: Caio Felipe
Escravidão Autor: Gerson
Escravidão no Brasil Autor: Pother

Certamente um bom caminho para o desenvolvimento do novo gênero de escrita que, segundo Will Richardson no livro Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful web tools for classrooms, aparece com os blogs. Esse novo gênero é chamado por ele de "connective writing". Essa forma de escrita demanda clareza e convicção na construção do texto, é feita para uma larga audiência e liga as idéias expressadas no texto com outras fontes de informação. Além disso, a "connective wrinting" força o autor a ler cuidadosa e criticamente suas fontes de informação. Os textos são, em grande parte, expositivos mas o processo sempre se inicia com a leitura. Não sei qual é a melhor tradução para o português desse termo "connective writing".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm