Estava procurando blogs mantidos por alunos. Queria encontrar experiências educacionais onde o jovem fosse responsável desde a escolha do layout, publicação dos posts, adminstração dos comentários.
Pedi ajuda para o pessoal da lista de discussão Leitura e Escrita do portal Edukbr. Ney Mourão me indicou o Sua Escola a 2000 por Hora do Instituto Ayrton Senna e o professor Johnny Charles de Rio das Ostras (RJ). Duas ótimas indicações!
Encontrei no site Sua Escola a 2000 por Hora uma série de webfolios de escolas que usam blogs para publicar seus Diários de Bordo. Um exemplo é o da E M José Bento, de Araxá (MG).
O professor Johnny Charles me indicou o Jornal Virtual. No link PA (Projetos de Aprendizagem) há indicações dos blogs de alunos. Neles os alunos fazem o registro de suas descobertas nos projetos de aprendizagem. Esses projetos são individuais e os temas escolhidos pelos alunos.
Queria destacar alguns deles:
Certamente um bom caminho para o desenvolvimento do novo gênero de escrita que, segundo Will Richardson no livro Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful web tools for classrooms, aparece com os blogs. Esse novo gênero é chamado por ele de "connective writing". Essa forma de escrita demanda clareza e convicção na construção do texto, é feita para uma larga audiência e liga as idéias expressadas no texto com outras fontes de informação. Além disso, a "connective wrinting" força o autor a ler cuidadosa e criticamente suas fontes de informação. Os textos são, em grande parte, expositivos mas o processo sempre se inicia com a leitura. Não sei qual é a melhor tradução para o português desse termo "connective writing".
Pedi ajuda para o pessoal da lista de discussão Leitura e Escrita do portal Edukbr. Ney Mourão me indicou o Sua Escola a 2000 por Hora do Instituto Ayrton Senna e o professor Johnny Charles de Rio das Ostras (RJ). Duas ótimas indicações!
Encontrei no site Sua Escola a 2000 por Hora uma série de webfolios de escolas que usam blogs para publicar seus Diários de Bordo. Um exemplo é o da E M José Bento, de Araxá (MG).
O professor Johnny Charles me indicou o Jornal Virtual. No link PA (Projetos de Aprendizagem) há indicações dos blogs de alunos. Neles os alunos fazem o registro de suas descobertas nos projetos de aprendizagem. Esses projetos são individuais e os temas escolhidos pelos alunos.
Queria destacar alguns deles:
Terrorismo Autor: Kildare
MSN: vício ou passatempo? Autor: Bruno
Ginática Olímpica Solo ou Ginástica de campo Autor: Caio Felipe
Escravidão Autor: Gerson
Escravidão no Brasil Autor: Pother
Certamente um bom caminho para o desenvolvimento do novo gênero de escrita que, segundo Will Richardson no livro Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful web tools for classrooms, aparece com os blogs. Esse novo gênero é chamado por ele de "connective writing". Essa forma de escrita demanda clareza e convicção na construção do texto, é feita para uma larga audiência e liga as idéias expressadas no texto com outras fontes de informação. Além disso, a "connective wrinting" força o autor a ler cuidadosa e criticamente suas fontes de informação. Os textos são, em grande parte, expositivos mas o processo sempre se inicia com a leitura. Não sei qual é a melhor tradução para o português desse termo "connective writing".
Comentários