Pular para o conteúdo principal

Objetos de Aprendizagem

O professor Romero Tavares, da Universidade Federal da Paraíba desenvolve um belo trabalho com Mapas Conceituais e Manipulativos para o ensino de Física. Em seu artigo "Animações Interativas e Mapas Conceituais" ele explica:
Usando-se uma teoria científica aceita pela comunidade para explicar determinada situação, podemos disponibilizar uma animação que simule a dinâmica da realidade usando um programa educativo adequado que construa a animação interativa. Cada conceito de um mapa conceitual então poderá ser explicitado visualmente através da animação conveniente. O mapa conceitual pode atuar como estruturador global do conhecimento que esteja sendo estudado com determinada abrangência e a animação interativa irá examinar cada tópico (ou conceito) do conteúdo passível de ser modelado. Usada isoladamente, a animação interativa se caracteriza como um organizador prévio eficiente. Juntamente com o texto escrito, os dois componentes citados anteriormente funcionam como suporte para o aprendizado autônomo e também como facilitador para o aprendizado via Internet.

Os manipulativos e animações são recursos interessantes para Biologia, Física e Química. Nessas disciplinas, muitas vezes, se trabalham conceitos que envolvem eventos dinâmicos impossíveis de se representar usando apenas giz e lousa ou que exigem uma capacidade de abstração que muitas vezes ainda não foi adquirida pelos alunos. No meu site, há uma seleção desses recursos para Física, Química e Biologia.
Há ainda uma seleção de manipulativos para Matemática que podem servir como estinular a aprendizagem, a curiosidade ou como recurso para o treino de determindo conteúdo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !