Pular para o conteúdo principal

TakingITGlobal

Um dos projetos mais significativos desses meus 20 anos de trabalho como educadora foi, sem dúvida nenhuma, o Jr Summit promovido pelo MIT. Nele, alunos de 4ª série de 1998 participaram de um fórum online entre crianças e adolescentes do mundo todo. O objetivo era o de discutir como o computador, internet e a tecnologia poderiam resolver ou pelo menos minimizar os problemas enfrentados por crianças da comunidade ou de comunidades próximas às dos participantes. Foi nesse projeto que me convenci do "poder" transformador que a web teria, teoricamente, na educação. Foi a partir daí que resolvi fazer a minha especilização em Educação a Distância (na UnB em 99) e começar a estudar e pesquisar recursos online para a educação. O projeto também foi significativo porque uma das idéias desses meus alunos foi o de abrir o laboratório para as crianças do CECOIA (um projeto social que a escola mantem no distrito de Sousas) e daí nasceu o Clube de Computação, outro projeto que fazia diferença na escola e tinha um super apoio da Stella Rogê Ferreira (diretora do colégio naquela época e hoje uma das minhas grandes amigas!) e de Lucia Helena Souza (minha coordenadora pedagógica e que foi essencial em minha formação!)
Estou escrevendo sobre o Jr Summit porque hoje encontrei o TakingITGlobal uma associação grátis que oferece:
• Acesso à rede global de mais de 100.000 membros,
• Ferramentas para criação e para dirigir seus projetos e organizações,
• Possibilidade de enviar seus textos para a Panorama, nossa publicação online,
• Sua própria página de artista na Galeria Global,
• Seu próprio TIGblog.

Sem dúvida um grande recurso para professores que gostariam de desenvolver projetos online com escolas de outros países, principalmente em inglês.
Talvez seja uma boa alternativa para quem gostaria de utilizar o orkut e encontram os entraves das questões legais (por falar nisso, vale a pena visitar o blog Educação Digital da Cristina M. Sleiman).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !