Pular para o conteúdo principal

TakingITGlobal

Um dos projetos mais significativos desses meus 20 anos de trabalho como educadora foi, sem dúvida nenhuma, o Jr Summit promovido pelo MIT. Nele, alunos de 4ª série de 1998 participaram de um fórum online entre crianças e adolescentes do mundo todo. O objetivo era o de discutir como o computador, internet e a tecnologia poderiam resolver ou pelo menos minimizar os problemas enfrentados por crianças da comunidade ou de comunidades próximas às dos participantes. Foi nesse projeto que me convenci do "poder" transformador que a web teria, teoricamente, na educação. Foi a partir daí que resolvi fazer a minha especilização em Educação a Distância (na UnB em 99) e começar a estudar e pesquisar recursos online para a educação. O projeto também foi significativo porque uma das idéias desses meus alunos foi o de abrir o laboratório para as crianças do CECOIA (um projeto social que a escola mantem no distrito de Sousas) e daí nasceu o Clube de Computação, outro projeto que fazia diferença na escola e tinha um super apoio da Stella Rogê Ferreira (diretora do colégio naquela época e hoje uma das minhas grandes amigas!) e de Lucia Helena Souza (minha coordenadora pedagógica e que foi essencial em minha formação!)
Estou escrevendo sobre o Jr Summit porque hoje encontrei o TakingITGlobal uma associação grátis que oferece:
• Acesso à rede global de mais de 100.000 membros,
• Ferramentas para criação e para dirigir seus projetos e organizações,
• Possibilidade de enviar seus textos para a Panorama, nossa publicação online,
• Sua própria página de artista na Galeria Global,
• Seu próprio TIGblog.

Sem dúvida um grande recurso para professores que gostariam de desenvolver projetos online com escolas de outros países, principalmente em inglês.
Talvez seja uma boa alternativa para quem gostaria de utilizar o orkut e encontram os entraves das questões legais (por falar nisso, vale a pena visitar o blog Educação Digital da Cristina M. Sleiman).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm