Pular para o conteúdo principal

CMapTools

Os Mapas Conceituais, desenvolvidos por John Novak, são usados para organizar e representar conhecimento, utilizados para descrição e comunicação de conceitos e como eles se relacionam.
O professor José Mariano Amabis disponibiliza, no site do Centro de Estudos do Genoma Humano, um artigo sobre a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Biologia. Nesse material o professor Amabis indica as vantagens de se usar esse recurso para o ensino, aprendizagem e em outras atividades que envolvem estruturação do conhecimento. Além disso, oferece um resumo de todas as etapas a serem seguidas para se trabalhar com os alunos na construção desses mapas. Apesar do foco em Biologia, considero que o artigo pode ser interessante para professores de diversas disciplinas.
Eu acrescentaria a esse material a recomendação de se utilizar o software CMapTools. Com essa ferramenta os alunos podem construir o mapa individualmente ou em grupo, podem publicá-lo como uma página web e acrescentar links, figuras e outros recursos. Com o recurso "sopa de conhecimento" pode-se criar uma base de dados na rede e através dessa "sopa" pode ocorrer colaboração entre grupos de alunos.
A professora Victoria Castro (grande parceira em diversos Projetos de Trabalho, Atividades e WebQuests) costumava utilizar o CMapTools. Veja uma dessas propostas desenvolvidas pela professora e alguns dos mapas elaborados pelos alunos.
Fiz um pequeno mapa conceitual para ilustrar esse post:



Clique aqui para ver esse mapa como página de web. Além disso, para quem quiser testar a "sopa de conhecimento" e tiver o software instalado, deixei o mapa disponível no servidor IHMC Public CMaps (2), na pasta miriamsalles.

Veja o tutorial em português encontrado em Webfolio da UFRGS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !