Os Mapas Conceituais, desenvolvidos por John Novak, são usados para organizar e representar conhecimento, utilizados para descrição e comunicação de conceitos e como eles se relacionam.
O professor José Mariano Amabis disponibiliza, no site do Centro de Estudos do Genoma Humano, um artigo sobre a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Biologia. Nesse material o professor Amabis indica as vantagens de se usar esse recurso para o ensino, aprendizagem e em outras atividades que envolvem estruturação do conhecimento. Além disso, oferece um resumo de todas as etapas a serem seguidas para se trabalhar com os alunos na construção desses mapas. Apesar do foco em Biologia, considero que o artigo pode ser interessante para professores de diversas disciplinas.
Eu acrescentaria a esse material a recomendação de se utilizar o software CMapTools. Com essa ferramenta os alunos podem construir o mapa individualmente ou em grupo, podem publicá-lo como uma página web e acrescentar links, figuras e outros recursos. Com o recurso "sopa de conhecimento" pode-se criar uma base de dados na rede e através dessa "sopa" pode ocorrer colaboração entre grupos de alunos.
A professora Victoria Castro (grande parceira em diversos Projetos de Trabalho, Atividades e WebQuests) costumava utilizar o CMapTools. Veja uma dessas propostas desenvolvidas pela professora e alguns dos mapas elaborados pelos alunos.
Fiz um pequeno mapa conceitual para ilustrar esse post:

Clique aqui para ver esse mapa como página de web. Além disso, para quem quiser testar a "sopa de conhecimento" e tiver o software instalado, deixei o mapa disponível no servidor IHMC Public CMaps (2), na pasta miriamsalles.
Veja o tutorial em português encontrado em Webfolio da UFRGS.
O professor José Mariano Amabis disponibiliza, no site do Centro de Estudos do Genoma Humano, um artigo sobre a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Biologia. Nesse material o professor Amabis indica as vantagens de se usar esse recurso para o ensino, aprendizagem e em outras atividades que envolvem estruturação do conhecimento. Além disso, oferece um resumo de todas as etapas a serem seguidas para se trabalhar com os alunos na construção desses mapas. Apesar do foco em Biologia, considero que o artigo pode ser interessante para professores de diversas disciplinas.
Eu acrescentaria a esse material a recomendação de se utilizar o software CMapTools. Com essa ferramenta os alunos podem construir o mapa individualmente ou em grupo, podem publicá-lo como uma página web e acrescentar links, figuras e outros recursos. Com o recurso "sopa de conhecimento" pode-se criar uma base de dados na rede e através dessa "sopa" pode ocorrer colaboração entre grupos de alunos.
A professora Victoria Castro (grande parceira em diversos Projetos de Trabalho, Atividades e WebQuests) costumava utilizar o CMapTools. Veja uma dessas propostas desenvolvidas pela professora e alguns dos mapas elaborados pelos alunos.
Fiz um pequeno mapa conceitual para ilustrar esse post:

Clique aqui para ver esse mapa como página de web. Além disso, para quem quiser testar a "sopa de conhecimento" e tiver o software instalado, deixei o mapa disponível no servidor IHMC Public CMaps (2), na pasta miriamsalles.
Veja o tutorial em português encontrado em Webfolio da UFRGS.
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