O Pêmio Jovem Cientista 2006 tem como tema "Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio". Foi criado em 1999, com o objetivo de revelar talentos e incentivar nos jovens a prática da pesquisa como meio de aprendizagem e produção de conhecimento. É patrocinado pelo CNPq, Fundação Roberto Marinho, Eletrobrás e Grupo Gerdau. Alunos de Ensino Médio podem participar do concurso.
O site dispinibiliza uma série de textos interessantes sobre Biodiversidade. Interessantes para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Além desse material há, para quem fizer cadastro, outras fontes muito interessantes para os professores como um livro-texto, caderno de roteiro e fichas de atividades.
Da apresentação do Caderno de Atividades destaco os seguintes trechos:
Vale a pena conhecer o material disponibilizado. Até agora não encontrei um só argumento que me convença de que o trabalho de Educação Ambiental, ou com temas como a Biodiversidade, deva ficar restrito à àrea de Ciências. Veja mais nos Cadernos do Professor
O site dispinibiliza uma série de textos interessantes sobre Biodiversidade. Interessantes para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Além desse material há, para quem fizer cadastro, outras fontes muito interessantes para os professores como um livro-texto, caderno de roteiro e fichas de atividades.
Da apresentação do Caderno de Atividades destaco os seguintes trechos:
"O professor tem um papel fundamental na mediação de situações das quais podem emergir jovens cientistas. Para Pedro Demo (2002), o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos de espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa.
A Ciência se constrói a partir de incertezas e buscas. Desta forma, alunos estimulados pelas incertezas e problematizações da vida real a buscar respostas, encontrarão terreno fértil na escola, pois a sala de aula terá espaço para essa procura. (...) Outra meta desta série é responder a algumas perguntas sobre a prática pedagógica com vistas a desenvolver competências de pesquisa nos estudantes e professores como:
- De que modo um professor pode influenciar seus alunos a adotarem uma prática de olhar o mundo com curiosidade, buscando respostas a inquietações?
- Quanto espaço a prática docente abre na sala de aula para o questionamento e procura por respostas?
- Em que medida inibe-se ou estimula-se a investigação na escola, nos currículos construídos?
- Qual perfil do professor pode favorecer a prática de pesquisa?
- Por que promover a iniciação científica na escola básica?
- Por que em um mesmo espaço de trabalho alguns professores privilegiam a investigação, a curiosidade, a pergunta no lugar de respostas prontas, enquanto outros não ultrapassam os limites da aula expositiva?
- Na falta de laboratórios e outros recursos tradicionalmente associados à pesquisa em Ciências, que possibilidades podem existir?"
Vale a pena conhecer o material disponibilizado. Até agora não encontrei um só argumento que me convença de que o trabalho de Educação Ambiental, ou com temas como a Biodiversidade, deva ficar restrito à àrea de Ciências. Veja mais nos Cadernos do Professor
Comentários