Pular para o conteúdo principal

Pedro

O Pedro é filho de minha irmã e meu afilhado. Vinha muito a Campinas, nos primeiros anos de sua vida, passar finais de semana na casa dos avós. Nessa época eu convivia muito com ele: brincávamos no parquinho do condomínio, ele me convidava para "bater papinho" no saguão do prédio em que meu pai morava, jogávamos batalha naval e video game.
Depois que meu pai faleceu, raramente ele acompanha minha irmã quando ela vem à Campinas. Talvez por ser difícil para ele não encontrar o avô que tanto adorava ou apenas uma coincidência, afinal ele agora "já" tem 10 anos. Não gosta mais das brincadeiras em parquinhos e essas coisas de criancinha. E que "papinho" bater com uma tia-madrinha que é professora e sempre quer saber o que tem feito de legal na escola?
Na semana passada descobri que ele usa o MSN e mais que depressa o coloquei na minha lista de contatos. Confesso que achei que ia ser solenemente ignorada por ele. Mas que surpresa maravilhosa: temos "batido papinho" todos os dias, trocado arquivos de fotos, de música e estamos planejando montar juntos um blog para falar de jogos e de sites interessantes.
Ponto para minha irmã e para o Zé Ruy: raramente encontrei o Pedro sozinho no MSN. Um dos dois está sempre por perto. O Pedro está aprendendo a usar as novas tecnologias com a orientação e apoio de seus pais.Ontem ele me mandou essa foto e disse que é uma das que mais gosta.

Fiquei pensando que ela é uma imagem poderosa da relação da minha irmã e do meu cunhado com o filho. Talvez por isso, os textos da coluna Pátrio Poder tenham tanto significado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !