Pular para o conteúdo principal

Sobre esse blog e outros trabalhos

Tenho quase que certeza absoluta de que não há muita gente na minha família ou entre algumas das minhas grandes amigas que entenda porque continuo com esse blog. Vejo isso pelas perguntas que às vezes me fazem : "Mãe, não tem jeito de você ganhar um trocado com esse blog?" - ou - "Tia, você tem certeza de que alguém lê o que você escreve?" Minhas amigas às vezes me sugerem que talvez seja melhor eu aproveitar essa fase sem trabalho para fazer algo diferente do que fiz até agora, ir passear, ir mais ao clube, encontrar um hobby bacana que me relaxe. Entendo que muitos andam preocupados comigo, afinal desde sempre me viram envolvida com o trabalho, com um novo desafio. Não me ofendo e nem fico brava com os comentários, pois são pessoas essenciais em minha vida e me alegra saber que se preocupam comigo, que são solidárias querem me ver feliz. Talvez todos tenham mesmo razão e o melhor é desistir mesmo desse espaço e da Educação e arrumar um trabalho em outra área que me ofereça um pagamento mais justo do que as propostas (tentadoras, confesso) que tenho recebido nos últimos tempos.
E, de repente, quando estou quase desistindo e resolvendo "mudar de ramo", aparecem oportunidades legais para aprender mais. Foi assim, por exemplo, com o GoogleEarth no "Volta ao mundo em 80 minutos" do professor Jordi Vivancos. Ou trabalhar de forma colaborativa com o Fernando Santamaria do Gabinete de Informatica usando o GoogleDocs. E eu esqueço tudo o que tenho ouvido e minhas resoluções e penso: se não fosse esse blog e essas horas todas em que passo navegando e pesquisando pela Web, quando teria oportuniddes como essas? Que chances eu teria de "trocar figurinhas" com professoras de Portugal e da Espanha que desenvolvem projetos realmente inovadores? Não é aprender o que gosto de fazer?
Assim, resolvo continuar com o blog sem perder a esperança de encontrar mais gente que tenha a mesma abertura e generosidade para a troca e construção de conhecimento que tenho encontrado junto a profissionais europeus.

Comentários

Sindy disse…
Miriam
Diga a todos que tem gente que lê seu blog sim!
E saiba que há muitas pessoas que sentem o mesmo que você. Eu sou uma delas. Mas fazer o que se somo apaixonadas por isso???
Obrigada pela visita no Bloguinfo. E tenho que concordar com você: os blogs educacionais não têm a mesma quantidade e qualidade de interações que os blogs comuns. Talvez seja pelo pouco uso das TICs pelos professores ou pela falta da cultura de ler e escrever que temos. Acredito que não temos que incentivar os alunos quanto o assunto é tecnologia... podemos perceber isto pelo material que eles publicam com a maior naturalidade na Internet: no Orkut, em seus blogs, flogs, vibes,... Temos é que incentivar os professores a usarem estas ferramentas e descobrirem sua potencialidade pedagógica. Mas isso é difícil...
Bem, sigo com minha campanha: vamos comentar nos blogs!!!
Abçs
Sindy disse…
Duas correções: somos e quando!!!
Isso que dá escrever e não revisar!!!
Prezada Miriam,
entrei hoje pela 1a vez em seu Blog via o Blog da Sonia Cruz. Achei-o extraordinário, pois além de falar de Educação que é uma das minhas paixões, Você também fala das angústias e agruras da Vida em geral.
Parabéns, pois vejo que não sou eu apenas que tenho estes pensamentos, que tem outras pessoas que se preocupam com a Educação, com os filhos, com a família, com os estudos, com o trabalho ....
Parabéns mesmo.
Serei uma visitante assídua do seu Blog.
Eu estou começando a escrever um Blog .... dá uma passadinha em ckoehler.blogspot.com

grande abraço,
Cris Koehler
São Leopoldo-RS.
Admar Cardoso disse…
Oi Professora! Sua audiência está aumentando... já conta com 3 visitantes diferentes. No meu não tem nenhum ainda. Mas me inspiro em Van Grog (ela era gênio mas era grog mesmo!!!)e sem cortar as orelhas (tá vendo por era grag?!?!!?) vou ficar nos anais (não é plural não!!!) da História. Continue escrevendo sim. Se não tivesse escrito eu não teria encontrado algumas informações importantes pra minha monografia.
Abraços e sucesso!!!!
Admar
Belzont City

Postagens mais visitadas deste blog

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

XO 2

O XO (pelo menos foi esse o nome divulgado nas matérias sobre a entrega do primeiro laptop) continua sendo um assunto freqüente nas listas de discussão. Em uma delas circulou a informação de que há um grupo organizado pelo SEED/MEC para estudar os aspectos pedagógicos. Além disso, que esse grupo conta com apoios importantes dentro de várias universidades brasileiras. Outra informação é a de que haveria um projeto sendo debatido e duas experiências-pilotos para serem realizadas e avaliadas. Menos mal, não é mesmo? Porque a questão maior, não é o aprender a "mexer" no laptop. Sabemos que isso não vai ser um problema: crianças e jovens o fazem com facilidade quando podem explorar os computadores e os softwares. Mas vão, por exemplo, aprender sozinhos a transformar a informação disponível na Internet em conhecimento ? A dúvida maior aqui é o como o laptop vai ser utilizado nas aulas, na educação. De nada adianta usar a tecnologia para velhas práticas: já sabemos que dá mais ce...

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !