Ainda sobre "Estudar não é ter aulas": será que os coordenadores pedagógicos e educacionais, assim como os diretores de escolas, também não devem ter o mesmo perfil de estudiosos, pesquisadores? Isso não faz muita diferença na maneira como a aprendizagem ocorre (ou deveria ocorrer) na escola? É só parar e pensar um pouco: que professor já não ouviu de algum coordenador que ele precisa terminar o conteúdo, que tem que "acabar" o livro adotado pela escola? Ou reclamação do "barulho" na sala quando os alunos estavam trabalhando em grupo? Ou que está perdendo tempo em um projeto de trabalho? Será que as diversas coordenações não teriam um papel fundamental para se formar esse perfil de educador proposto por Pedro Demo?
Não estou querendo arrumar justificavas para nós, professores. Só estou pensando que o leque de profissionais, indicados no texto de Pedro Demo, deveria ser ampliado para todos os que fazem parte do processo em uma escola.
Deixei esse comentário no blog do professor... se ele me responder, coloco aqui!
A resposta que recebi sobre o meu comentário:
Não estou querendo arrumar justificavas para nós, professores. Só estou pensando que o leque de profissionais, indicados no texto de Pedro Demo, deveria ser ampliado para todos os que fazem parte do processo em uma escola.
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Devo concordar com você. Todos precisamos continuar estudando e sobretudo temos de saber estudar. Muito bom. Pedro Demo
Comentários
Se todos os profissionais da educação tivessem o perfil de pesquisadores e gostassem de estudar o 'mundo' estaria salvo!!!
Mas infelizmente esta é uma realidade distante... Trabalhando com a capacitação de professores, percebo o quanto é difícil 'desequilibrar' os professores, quebrar antigos paradigmas e construir um novo modelo pedagógico. É um trabalho de formiguinha...
Abçs
Sintian