Pular para o conteúdo principal

A tecnologia deve ser utilizada com imaginação...

Participei, na manhã de hoje, da palestra do professor Jarbas Novelino Barato. O tema da palestra, promovida pelo Laboratório de Educação e Informática Aplicada da Unicamp, foi Construção de Ambientes WEB.
O professor propôs duas dinâmicas para os participantes . Na primeira delas, havia um desafio policial a ser resolvido pelo grupo composto por quatro pessoas: um delegado e três investigadores. Para se resolver o desafio foi necessário que as pessoas do grupo compartilhassem as informações que haviam recebido individualmente. O objetivo dessa dinâmica foi o de explorar o princípio da aprendizagem cooperativa e através dela ficou evidenciado que:

1. Cooperação não se dá entre vontades,
2. Cooperação é de saberes,
3. Através da cooperação, diferentes conhecimentos são combinados e transformados.
4. É importante a existência de um ambiente que demande repartição de saberes,
5. É necessário se mudar a cultura da força bruta, isto é, apenas reunir material existente para a cultura da inteligência.

Nos trabalhos de grupo é comum a cooperação de vontades e não costuma ocorrer a integração de saberes.
A escola, na maior parte dos casos, não ensina o trabalho cooperativo que o aluno vai precisar no mundo do trabalho.

Na segunda dinâmica, uma GenteGincana, nos foram dadas as regras de participação e uma lista de questões. Deveríamos procurar as respostas entre os participantes da palestra. O objetivo aqui foi explorar os desafios da busca de informação e se evidenciou que:

1. O perguntar precisa ser intrigante,
2. Encontrar a informação precisa ser compensador,
3. As fontes precisam ser acessíveis a quem procura a informação,
4. A tecnologia deve ser utilizada com imaginação,
5. A busca precisa ser dinâmica,
6. Alguma surpresa na proposta de trabalho é sempre bem vinda e motivadora. Ler mais...

A ilustração desse post é a que o professor Jarbas usou na apresentação de PowerPoint. Obra de Fernard Léger, 1950: "Les Constructeurs, état définitif" (Construtores, estágio final)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm