Participei, na manhã de hoje, da palestra do professor Jarbas Novelino Barato. O tema da palestra, promovida pelo Laboratório de Educação e Informática Aplicada da Unicamp, foi Construção de Ambientes WEB.
O professor propôs duas dinâmicas para os participantes . Na primeira delas, havia um desafio policial a ser resolvido pelo grupo composto por quatro pessoas: um delegado e três investigadores. Para se resolver o desafio foi necessário que as pessoas do grupo compartilhassem as informações que haviam recebido individualmente. O objetivo dessa dinâmica foi o de explorar o princípio da aprendizagem cooperativa e através dela ficou evidenciado que:
1. Cooperação não se dá entre vontades,
2. Cooperação é de saberes,
3. Através da cooperação, diferentes conhecimentos são combinados e transformados.
4. É importante a existência de um ambiente que demande repartição de saberes,
5. É necessário se mudar a cultura da força bruta, isto é, apenas reunir material existente para a cultura da inteligência.
Nos trabalhos de grupo é comum a cooperação de vontades e não costuma ocorrer a integração de saberes.
A escola, na maior parte dos casos, não ensina o trabalho cooperativo que o aluno vai precisar no mundo do trabalho.
Na segunda dinâmica, uma GenteGincana, nos foram dadas as regras de participação e uma lista de questões. Deveríamos procurar as respostas entre os participantes da palestra. O objetivo aqui foi explorar os desafios da busca de informação e se evidenciou que:
1. O perguntar precisa ser intrigante,
2. Encontrar a informação precisa ser compensador,
3. As fontes precisam ser acessíveis a quem procura a informação,
4. A tecnologia deve ser utilizada com imaginação,
5. A busca precisa ser dinâmica,
6. Alguma surpresa na proposta de trabalho é sempre bem vinda e motivadora. Ler mais...
A ilustração desse post é a que o professor Jarbas usou na apresentação de PowerPoint. Obra de Fernard Léger, 1950: "Les Constructeurs, état définitif" (Construtores, estágio final)
O professor propôs duas dinâmicas para os participantes . Na primeira delas, havia um desafio policial a ser resolvido pelo grupo composto por quatro pessoas: um delegado e três investigadores. Para se resolver o desafio foi necessário que as pessoas do grupo compartilhassem as informações que haviam recebido individualmente. O objetivo dessa dinâmica foi o de explorar o princípio da aprendizagem cooperativa e através dela ficou evidenciado que:
1. Cooperação não se dá entre vontades,
2. Cooperação é de saberes,
3. Através da cooperação, diferentes conhecimentos são combinados e transformados.
4. É importante a existência de um ambiente que demande repartição de saberes,
5. É necessário se mudar a cultura da força bruta, isto é, apenas reunir material existente para a cultura da inteligência.
Nos trabalhos de grupo é comum a cooperação de vontades e não costuma ocorrer a integração de saberes.
A escola, na maior parte dos casos, não ensina o trabalho cooperativo que o aluno vai precisar no mundo do trabalho.
Na segunda dinâmica, uma GenteGincana, nos foram dadas as regras de participação e uma lista de questões. Deveríamos procurar as respostas entre os participantes da palestra. O objetivo aqui foi explorar os desafios da busca de informação e se evidenciou que:
1. O perguntar precisa ser intrigante,
2. Encontrar a informação precisa ser compensador,
3. As fontes precisam ser acessíveis a quem procura a informação,
4. A tecnologia deve ser utilizada com imaginação,
5. A busca precisa ser dinâmica,
6. Alguma surpresa na proposta de trabalho é sempre bem vinda e motivadora. Ler mais...
A ilustração desse post é a que o professor Jarbas usou na apresentação de PowerPoint. Obra de Fernard Léger, 1950: "Les Constructeurs, état définitif" (Construtores, estágio final)
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