Começou hoje o 3º Congresso Online do Observatório para a CiberSociedade.
Algumas comunicações de alguma forma se relacionam com o que eu tenho "pensado" nos últimos dias. Ainda estou pensando no texto "estudar não é ter aulas" e no fato de nós, educadores, pouco usarmos os comentários de um blog como espaço de comunicação e construção/ampliação da rede de conhecimento.
Uma dessas comunicações que mais me chamou a atenção foi "Processos de ensino-aprendizagem na era digital" de Adelina Silva. Para a autora:
Outra comunicação interessante é a "Tecnologias digitais e a produção colaborativa do conhecimento" de Isabel Andréa Barreiro Pinto, Alexandra Cristina Moreira Caetano e Maristela Midlej da Silva Araujo. Dessa comunicação, que foi escrita de forma colaborativa pelas autoras, destaco:
Para quem gosta de estudar, vale um passeio pelo site do congresso!
Algumas comunicações de alguma forma se relacionam com o que eu tenho "pensado" nos últimos dias. Ainda estou pensando no texto "estudar não é ter aulas" e no fato de nós, educadores, pouco usarmos os comentários de um blog como espaço de comunicação e construção/ampliação da rede de conhecimento.
Uma dessas comunicações que mais me chamou a atenção foi "Processos de ensino-aprendizagem na era digital" de Adelina Silva. Para a autora:
Os modelos de ensino centrados no professor predominam, apesar de investigações diversas que sugerem uma mudança do ensino para a aprendizagem. Porém, a mudança da cultura escolar tradicional não é fácil, as inovações são lentas, e mesmo aquelas mais abertas reproduzem no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.(...)
Os professores sentem que não dominam as tecnologias e, em geral, vão fazendo pequenas concessões, mas sem mudar o essencial. Muitos professores têm medo de revelar a sua dificuldade diante do aluno. Por isso e pelo hábito mantêm uma estrutura repressiva, controladora, repetidora. Os professores percebem que precisam mudar, mas não sabem como fazê-lo. Freqüentemente algumas escolas introduzem computadores, estabelecem ligações à Internet e esperam que isso melhore os problemas do ensino. (...)
O professor de hoje está inevitavelmente forçado a pesquisar na cultura digital, cultura esta que está em constante evolução. Ambientes centrados em hipertexto ou hipermídia são um convite à participação e contribuição através de diversos trabalhos e tarefas de construção de conhecimento partilhado. Os espaços de aprendizagem na era digital necessitam de integrar não só os espaços sociais (domicilio, escola, comunidade física em geral...) mas também todo um conjunto de competências a adquirir na(s) comunidade(s) virtuais, para que o aluno possa viver melhor na sociedade do conhecimento. Ler mais...
Outra comunicação interessante é a "Tecnologias digitais e a produção colaborativa do conhecimento" de Isabel Andréa Barreiro Pinto, Alexandra Cristina Moreira Caetano e Maristela Midlej da Silva Araujo. Dessa comunicação, que foi escrita de forma colaborativa pelas autoras, destaco:
É preciso derrubar as fronteira entre autor/leitor, emissor/receptor na medida em que é através da interatividade e da intervenção que as mensagens vão se formando, se modificando a cada novo contato com o outro. O conhecimento tácito de cada um, produto individual e internalizado de vivências, leituras e reflexões, se enriquece e se modifica a cada possibilidade de troca com o outro e com as muitos registros do conhecimento explícito.
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Para quem gosta de estudar, vale um passeio pelo site do congresso!
Comentários
Deixei um link lá no Bloguinfo, os comentários estão no post 'Comentários'.
Abçs
Sintian
Na verdade,todo o tipo de interacções que ocorrem no ciberespaço me fascinam. Já anteriormente estudei as relações interpessoais que que estabelecem on e off-line ("Mundos Reais Mundos Virtuais - Os jovens nas salas de Chat".
adelinasilva@netcabo.pt