Pular para o conteúdo principal

Comentários?

O que diferencia um blog de uma página web? Existe outro motivo além da facilidade de se publicar contéudo escrito, audiovisual, pesquisas de opinião e outros recursos?
O que torna o blog um excelente recurso para a educação é, na minha opinião, a possibilidade de troca, de aprendizagem colaborativa que se dá, principalmente, através dos comentários. Outro dia encontrei no Bloguinfo, da educadora Sintian Schmidt, uma campanha: "Eu escrevo comentários nos blogs que visito!" Escrevi o seguinte comentário:
Gostei da campanha! Ótima idéia! Penso que os blogs podem ser um espaço excelente espaço, através dos comentários, para a troca de idéias, de discussões... Por que será que isso não ocorre? Por que em blogs não educacionais os comentários são comuns e nos educacionais isso não rola? Como vamos incentivar o aluno a escrever comentários, se nós professores não o fazemos?

Desde então tenho pensado um pouco sobre isso. Principalmente quando recebo, por email, comentários sobre o que escrevi aqui. Uma das hipóteses que levantei: sendo os blogs um ferramenta ainda pouco usada e pouco conhecida como um recurso educacional pelos educadores, poucos se dão conta de que através de seus comentários podem ampliar as discussões, podem divulgar seus trabalhos, suas opiniões. Para muitos o link comentários pode ser apenas mais um "enfeite" que os blogueiros inventaram.
Foi pensando nessa possibilidade que resolvi testar o Instructables fazendo um passo-a-passo "Como comentar?".
Claro que existem muitos outros motivos para que haja poucos comentários nos blogs educacionais... mas se o "não saber como proceder" for um deles, é só acessar o tutorial!

Comentários

Sindy disse…
Primeiro, obrigada pela referência ao Bloguinfo! Este é um dos caminhos para incentivar as pessoas a participarem dos blogs.
E quando digo participar, é no sentido mais ativo da palavra. Acho até que a palavra certa seria INTERAGIR! É isto que falta nos blogs educativos: a interação. A troca, o registro, a construção de redes de conhecimento!
E acho que sua hipótese tem fundamento: pode ser que alguns nem saibam da possibilidade de inserir comentários! Por isso acho louvável sua iniciativa em construir um tutorial. Pena que isto gerou tanta polêmica!!! Você chegou a comentar este fato lá na comunidade dos Blogs Educativos? Talvel a Cristina Sleiman possa contribuir nesta discussão!
Mas de qualquer forma, vou linkar o tutorial lá no Bloguinfo...se der problema eu tiro!!!
Abçs
Sintian

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm