Pular para o conteúdo principal

Pela Internet e Educação Matemática

Fernando Santamaria me apresentou a Concepción Felisa Abraira Fernández (Chiti) durante um chat pelo MSN no final da tarde de ontem. Ela é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Leon (Espanha) e leciona na área de "Didáctica de las Matemáticas". Foi uma conversa interessante: falamos sobre redes sociais, blogs como recurso educacional e a utilização de manipulativos no ensino de Matemática. Chiti mantém um site e um blog e nos dois há recursos preciosos não só para quem é da área de Matemática. No blog há posts com dicas importantes para quem usa, ou pretende usar, o blog como plataforma de trabalho colaborativo e, além disso, o blog pode servir de modelo/inspiração para professores que querem utilizar blogs para disponibilizar propostas de trabalho e temas de reflexão para seus alunos.
O site tem uma seção de textos ("Asignaturas") com diversos textos sobre o Ensino de Matemática que podem ser úteis tanto para quem dá aulas dessa disciplina no Ensino Fundamental e Médio como para quem trabalha com as séries inicias.
Estou ansiosa para conhecer os blogs dos alunos de "La Tecnología en la Educación Matemática" e "Matemáticas y su Didáctica II". Combinei com Chiti que vou visitá-los e deixar comentários.
Me senti muito importante ao ver que a professora indicou, no post "Ampliando el aula", meu site e esse blog para seus alunos. Há apenas uma informação incorreta: ela escreve sou professora da Universidade de São Paulo. Quem me dera! Na verdade fiz Biologia naquela instituição e sempre trabalhei com crianças e adolescentes.
Na conversa de ontem, enquanto falava com Fernando e Chiti, como se fosse velhos conhecidos meus, pensei na música "Pela Internet" de Gilberto Gil. Uma música antiga do disco Quanta, do tempo em que o disquete era o máximo!
"Criar meu web site
Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu email até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer..."


Comentários

Marco Aurélio disse…
Miriam

Lancei para meus alunos um desafio. Se quiser ver, apareça. Te descobri procurando quem tinha usado nas postagens a palavra matemática.
Peço para você não propor solução nenhuma nem dar pistas. Se quiser comentar tudo bem por favor mas sem nenhuma ajuda aos meus alunos.

Um abraço

Marco Aurélio

Postagens mais visitadas deste blog

Protagonismo Juvenil e Meio Ambiente

Alguns ex-alunos, de vez em quando, me enviam emails, deixam scraps ou recados na comunidade "Miriam Salles Forever" no Orkut. Às vezes me escrevem para dizer que estão com saudade, outras para me contar suas conquistas pelo mundo ou para pedir algum tipo de ajuda com programas e sites. Ontem recebi um scrap de um deles, Adriano Yamamoto, lamentando que um projeto de reciclagem tenha praticamente acabado depois que seu grupo terminou o colegial e saiu da escola. Não sei se o projeto acabou ou não, mas a mensagem do Adriano me trouxe saudade da convivência com aqueles jovens, que "abraçavam" causas, iam à luta pelo que acreditavam ser o melhor não apenas para si, mas para o outro, para o Planeta. Por onde andarão Luciana Pereira, Luquinha, Tomás Parada e tantos outros? Foi muito bom poder acompanhar a formação daquele grupo, suas buscas por melhores caminhos e formas de agir para que aquele projeto se tornasse realidade. O Reciclando foi um dos "produtos"

Minha pátria é minha língua

No post do dia 17/11 indiquei o Instructable e fiz, para testar o recurso, o pequeno tutorial "Como comentar?". Nunca, mas nunca mesmo, imaginei que ele fosse considerado não apropriado. Você deve estar pensando que usei o recurso de forma incorreta, ou que devo ter me esquecido de algum passo importante para um tutorial, não é? Nada disso! O tutorial não é próprio por uma simples razão: está em português ! Segundo um usuário, permitir que se escreva em outro idioma já prejudicou muito sites como, por exemplo, o Orkut . Além disso, que é um desrespeito às outras pessoas que utilizam o site. Não penso que estou faltando com o respeito a ninguém! Em um primeiro momento, pensei em deletar o passo-a-passo. Depois resolvi que deveria deixá-lo publicado e responder aos questionamentos, afinal é para isso que servem os comentários! Além disso, não é justo que alguns poucos se achem no direito de impedir que nós, pobres mortais que não escrevemos em inglês, usemos um recurso para c

Last.fm