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Estudar não é ter aulas

O "copiar e colar" sempre foi uma das grandes preocupações dos professores. Os computadores facilitaram essa tarefa para os alunos. Se antes gastávamos horas copiando," à mão", páginas de livros e enciclopédias, agora está tudo muito mais fácil: Control-C Control-V em páginas da Internet e temos o trabalho prontinho para ser enviado por email, ou impresso, e entregue ao professor. Há muitos educadores que procuram fórmulas mágicas para se "coibir" o copia e cola. Tenho a convicção de que isso acontece porque o aluno entende que dar conta do que sabe é reproduzir aquilo que o professor, ou algum especialista, disse ou escreveu. Nunca acreditei muito nas tais fórmulas mágicas que às vezes aparecem por ai. Entendia que isso acontece porque muitas das atividades que propomos não favorecem a autoria, são um convite ao copiar/colar, não envolvem e nem motivam os alunos. O artigo "Estudar não é ter aulas" de Pedro Demo, professor da UnB, me deu outras pistas: a escola não ensina a estudar. Estudar aqui entendido como um ato que envolve a "leitura sistemática, a pesquisa, desconstrução e reconstrução do conhecimento". Será que nós, educadores, sabemos estudar? Será que estudamos? Como um educador que não lê e não pesquisa pode ensinar os alunos a estudar e a se tornarem autores de seus trabalhos?
Imagino que muitos professores poderiam dizer ao ler o artigo: "mais um colocando a culpa das mazelas da educação brasileira nos ombros do professor". Pedro Demo, em outro artigo, coloca assim o seu posicionamento:
"(...) tenho ultimamente questionado as aulas reprodutivas nas escolas (também na universidade), porque entendo que fazem parte do instrucionismo avassalador que prejudica muito o desempenho dos alunos.(...) Não estou aludindo que as aulas sejam o único problema, porque é tolo reduzir a complexidade da aprendizagem escolar a um único fator. Também não estou dizendo que o professor seja culpado, porque admito, sinceramente, que é tão vítima do sistema, quanto o aluno.".

Comentários

Sónia Cruz disse…
Oi!
Parabéns pelo seu blog! Ajuda-me muito :))

Concordo inteiramnte com você.
Somos nós, educadores, que sabendo da tendência do Ctrl+c - Ctrl+v, temos a obrigação de criar atividades que favorecem a autoria e estimulem a autenticidade dos trabalhos dos alunos.

bjs

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