Pular para o conteúdo principal

Estudar não é ter aulas

O "copiar e colar" sempre foi uma das grandes preocupações dos professores. Os computadores facilitaram essa tarefa para os alunos. Se antes gastávamos horas copiando," à mão", páginas de livros e enciclopédias, agora está tudo muito mais fácil: Control-C Control-V em páginas da Internet e temos o trabalho prontinho para ser enviado por email, ou impresso, e entregue ao professor. Há muitos educadores que procuram fórmulas mágicas para se "coibir" o copia e cola. Tenho a convicção de que isso acontece porque o aluno entende que dar conta do que sabe é reproduzir aquilo que o professor, ou algum especialista, disse ou escreveu. Nunca acreditei muito nas tais fórmulas mágicas que às vezes aparecem por ai. Entendia que isso acontece porque muitas das atividades que propomos não favorecem a autoria, são um convite ao copiar/colar, não envolvem e nem motivam os alunos. O artigo "Estudar não é ter aulas" de Pedro Demo, professor da UnB, me deu outras pistas: a escola não ensina a estudar. Estudar aqui entendido como um ato que envolve a "leitura sistemática, a pesquisa, desconstrução e reconstrução do conhecimento". Será que nós, educadores, sabemos estudar? Será que estudamos? Como um educador que não lê e não pesquisa pode ensinar os alunos a estudar e a se tornarem autores de seus trabalhos?
Imagino que muitos professores poderiam dizer ao ler o artigo: "mais um colocando a culpa das mazelas da educação brasileira nos ombros do professor". Pedro Demo, em outro artigo, coloca assim o seu posicionamento:
"(...) tenho ultimamente questionado as aulas reprodutivas nas escolas (também na universidade), porque entendo que fazem parte do instrucionismo avassalador que prejudica muito o desempenho dos alunos.(...) Não estou aludindo que as aulas sejam o único problema, porque é tolo reduzir a complexidade da aprendizagem escolar a um único fator. Também não estou dizendo que o professor seja culpado, porque admito, sinceramente, que é tão vítima do sistema, quanto o aluno.".

Comentários

Sónia Cruz disse…
Oi!
Parabéns pelo seu blog! Ajuda-me muito :))

Concordo inteiramnte com você.
Somos nós, educadores, que sabendo da tendência do Ctrl+c - Ctrl+v, temos a obrigação de criar atividades que favorecem a autoria e estimulem a autenticidade dos trabalhos dos alunos.

bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !

Blog Day 2006

"BlogDay foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão cinco blogs aos seus visitantes." (do site BlogDay ) Resolvi indicar os cinco blogs que visito diariamente: 1. Blog do Gandra : notas digitais do jornalista José Ruy Gandra. 2. Geomática Educativa : do educador espanhol Jordi Vivancos. O blog adota o formato de microconteúdos educativos livres. 3. Blogicamente : da educadora portuguesa Teresa. Notas soltas do que lhe "vai na alma e no coração". 4. e-Educador : espaço dedicado à discussão de assuntos relacionados a educação, tecnologia e cultura. 5. Caderno Diário : portfólio digital da educadora portuguesa Sònia Cruz. Para conhecer os blogs indicados no, blogday2006 , pelo mundo afora....

Icebrrg

O Icebrrg é um recurso de Web 2.0 para se criar formulários. Com a inscrição free só se pode criar 3 formulários com 10 campos em cada um, mas o número de reports é ilimitado. O código fonte pode ser inserido em blogs e sites, como no exemplo abaixo: Me ajude a testar esse recurso! Preencha o formulário e clique em "submit".