Pular para o conteúdo principal

Pela Internet e Educação Matemática

Fernando Santamaria me apresentou a Concepción Felisa Abraira Fernández (Chiti) durante um chat pelo MSN no final da tarde de ontem. Ela é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Leon (Espanha) e leciona na área de "Didáctica de las Matemáticas". Foi uma conversa interessante: falamos sobre redes sociais, blogs como recurso educacional e a utilização de manipulativos no ensino de Matemática. Chiti mantém um site e um blog e nos dois há recursos preciosos não só para quem é da área de Matemática. No blog há posts com dicas importantes para quem usa, ou pretende usar, o blog como plataforma de trabalho colaborativo e, além disso, o blog pode servir de modelo/inspiração para professores que querem utilizar blogs para disponibilizar propostas de trabalho e temas de reflexão para seus alunos.
O site tem uma seção de textos ("Asignaturas") com diversos textos sobre o Ensino de Matemática que podem ser úteis tanto para quem dá aulas dessa disciplina no Ensino Fundamental e Médio como para quem trabalha com as séries inicias.
Estou ansiosa para conhecer os blogs dos alunos de "La Tecnología en la Educación Matemática" e "Matemáticas y su Didáctica II". Combinei com Chiti que vou visitá-los e deixar comentários.
Me senti muito importante ao ver que a professora indicou, no post "Ampliando el aula", meu site e esse blog para seus alunos. Há apenas uma informação incorreta: ela escreve sou professora da Universidade de São Paulo. Quem me dera! Na verdade fiz Biologia naquela instituição e sempre trabalhei com crianças e adolescentes.
Na conversa de ontem, enquanto falava com Fernando e Chiti, como se fosse velhos conhecidos meus, pensei na música "Pela Internet" de Gilberto Gil. Uma música antiga do disco Quanta, do tempo em que o disquete era o máximo!
"Criar meu web site
Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu email até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer..."


Comentários

Marco Aurélio disse…
Miriam

Lancei para meus alunos um desafio. Se quiser ver, apareça. Te descobri procurando quem tinha usado nas postagens a palavra matemática.
Peço para você não propor solução nenhuma nem dar pistas. Se quiser comentar tudo bem por favor mas sem nenhuma ajuda aos meus alunos.

Um abraço

Marco Aurélio

Postagens mais visitadas deste blog

XO?? Não era 2B1?

O OLPC (One Laptop Per Child) tem sido o assunto freqüente, nesses últimos dias, em algumas listas de discussão sobre Educação. Há diversas informações sobre as especificações técnicas do laptop XO (não era 2B1? esse nome vai virar piada!) e nada sobre como os professores vão ser preparados para usar esse recurso em suas aulas. Procurei informações sobre quais são os projetos que estão sendo planejados, para a tal fase de testes, que deve começar em janeiro de 2007. No site do MEC a busca por OLPC resulta em 0 (zero!) documentos encontrados. Revirei o site e nada encontrei, nem mesmo quais são as tais escolas que vão receber os primeiros 1000 computadores para os testes que serão conduzidos pelo MEC. Achei muito estranho, principalmente porque Nicholas Negroponte afirmou que esse é "projeto educacional e não um projeto de laptop". Descobri uma pista da falta de notícias sobre material para os professores lendo um blog de notícias sobre o OLPC Brasil, o ALPHACity Brasil : (.....

Algumas considerações e um desabafo

As tecnologias digitais, extremamente versáteis, nos levam a novas perspectivas educacionais. Mas, como escreve Juana Sancho em Tecnologias para Transformar a Educação : "A facilidade de adaptação das TICs "as diferentes perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem é que, em si mesmas, não representam um novo paradigma ou modelo pedagógico. Assim, professores e especialistas em educação tendem a adaptá-las às suas próprias crenças sobre como acontece a aprendizagem. (...) Como mostra a História da Educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente." O que a autora escreve pode ser facilmente verificada quando navegamos por alguns sites educacionais: as atividades propostas nos laboratórios de informática apenas repetem as velhas atividades antes desenvolvi...

Encontro da Cidadania

Participei, no último sábado do 4º Encontro da Cidadania. Alunos de diversas EIC s ( Escolas de Informática e Cidadania ) mostraram, na parte da manhã, seus trabalhos e fizeram apresentações culturais. Me emocionou o coral da EIC Direito de Ser e a apresentação dos alunos da EIC AEHA de São João da Boa Vista. Estou animada com a possibilidade de ser voluntária no CDI !